Champagne, a região predestinada!

O que é ser um predestinado? É estar designado, de antemão, a cumprir um certo destino. Assim é com a região de Champagne, que nasceu para ser o referencial de um estilo próprio de vinhos, para o mundo todo! Quer saber o motivo? Continue a leitura...

Uma das características de Champagne são os “crayères”, as profundas cavernas que existem sob as cidades de Reims e Epernay, e que formam uma rede com quilômetros e mais quilômetros de extensão, praticamente uma cidade paralela, subterrânea.

Algumas cavernas são abertas ao público, outras infelizmente não. Passear por elas é uma das grandes atrações turísticas para enófilos viajantes.

Para que essas cavernas servem? Para a produção do famoso vinho espumante da região! A temperatura constante e baixa, de 10°C, é perfeita para a fermentação e o envelhecimento do Champagne!

Mas por que o título do artigo fala em predestinação?

Porque essas cavernas, originalmente, não nasceram, ou melhor, não foram cavadas, com o intuito de produzir Champagne. A história mostra que o objetivo inicial das escavações era bem outro...

Em um passado bem distante, o escritor romano Caio Plínio Segundo (23 – 79 d.C), conhecido como Plínio, o Velho, em sua obra intitulada História Natural, já fazia referência às minas de calcário na região da Gália, sob domínio romano.

Vale lembrar que a consistência do calcário facilita a escavação desse tipo de terreno.

Mas por que, afinal, os túneis foram cavados?

Primeiro, porque o calcário, típico do solo de Champagne, teve muitos usos ainda durante o Antigo Império Romano: como adubo, como material de construção e de pintura de paredes, como clareador de tecidos, tendo sido usado até mesmo para eliminar pelos do corpo humano.

Segundo, e também muito importante: mais tarde, já na Idade Média, esses túneis continuaram a ser cavados para poder armazenar munição. A pólvora, quando guardada sob o Sol quente, pode inflamar em temperaturas elevadas. Os túneis e as cavernas ofereciam a escuridão e o frio necessário para guardar munição, com segurança.

O fato é que, quem estava cavando, seja no começo da era cristã, ou durante a Idade Média, mal sabia que essas cavernas serviriam, ao fim e ao cabo, a uma nobre finalidade: produzir o tradicional Champagne!

Pois é. Champagne, como dissemos, é mesmo uma região já predestinada. Concorda?

Para encerrar de um jeito que adoramos, uma curiosidade:

Essa extensa rede de túneis e cavernas, sob as cidades de Reims e Epernay, também foi muito importante durante a 1ª Guerra Mundial, quando cerca de 20 mil pessoas viveram praticamente 4 anos confinadas no subterrâneo da região de Champagne. Para ler sobre essa interessante história, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em