O vinho na boca

Depois de observar sua cor, e apreciar seus aromas, levamos o vinho à boca. E aí, o que acontece?

Sentimos seus sabores. Nosso paladar reconhece o que estamos degustando, a partir da nossa experiência com os sabores elementares, que são o doce, o ácido, o amargo e o salgado, sem falar no umami, difícil de entender e de descrever, principalmente na cultura ocidental.

Os sabores que reconhecemos, além de serem prazerosos ao paladar, desempenham também outras funções durante a degustação. Quer um exemplo? A acidez estimula a nossa produção de saliva, nos deixando mais receptivos aos alimentos dos quais desfrutamos junto com o vinho.

Outro exemplo? O açúcar residual da uva, quando inferior a 5 gramas por litro de vinho, não permite que percebamos doçura de maneira consciente pelo paladar, mas é o suficiente, às vezes, para nos causar sensação de prazer, mesmo assim.

E o paladar não é o único sentido que trabalha dentro da cavidade bucal, durante uma degustação, não...

O tato desempenha um papel muito importante na degustação de vinhos, porque muitas das sensações bucais não são químicas, como os sabores, mas sim, físicas. Quais?

 corpo, ou seja, a textura e o peso de um vinho na boca. Essa sensação tátil é causada pela concentração de compostos, pelo teor de álcool, pela consistência do líquido e pela intensidade de seus sabores. O oposto de um vinho encorpado é um vinho fácil de beber. Se quiser ler mais sobre o corpo de um vinho, clique aqui.

 adstringência, sensação tátil produzida pelos taninos do vinho. A adstringência é a sensação de secura e de corrosão na gengiva, na língua e no palato, a sensação que costumamos chamar de “boca amarrada”. E por que os taninos dão a sensação de adstringência? Porque eles têm a capacidade de precipitar as proteínas presentes na nossa saliva. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 temperatura, característica que enfatiza ou diminui a nossa percepção sobre as qualidades do vinho. A sensação tátil vinda da temperatura é mais ou menos agradável dependendo do gosto pessoal, também. Para entender melhor esse assunto, clique aqui.

 efervescência, que desempenha um papel importante na textura dos vinhos espumantes, e até mesmo de alguns vinhos tranquilos. A sensação de formigamento causada pela efervescência, inclusive, reforça a acidez e os taninos do vinho, e diminui o impacto do álcool e da doçura. Se quiser saber mais sobre essas delicadas borbulhas, clique aqui.

Que o vinho desperta os nossos sentidos, a gente já sabia. Mas quem diria que o tato da nossa boca é tão atuante quanto o paladar, na hora da degustação?

Um brinde aos nossos sentidos!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em